sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

celular nokia e65 - hacks dicas e versões

Em virtude de um acidente aquático decorrido da minha última viagem e posteriormente quando estava secando o mesmo foi furtado do quintal de casa, estamos falando de meu celular e câmera digital.
Por pura ordem de necessidade, optei por adquirir o celular primeiro, e confesso que já estava querendo me livrar do meu ex-Sony W610.
O sonho era a moda ter um n95, ou era isso ou não valia a pena gastar tanto, então já estava me contentando com modelos que apenas fazem ligação e manipulam sms, esses bem básicos da nokia ou LG que são vendidos na faixa de R$100 para menos.

Porém numa sexta nublada recebo o e-mail da americanas.com, me oferecendo oferta exclusiva de um aparelho bloqueado
 TIM Nokia e65 por R$399 o mesmo se encontra por R$800.
Pelas características do tal eu fiquei encucado, o danado era um mini n95, em destaque tem wifi, visualiza pdfs e docs, bluetooth e infra vermelho, roda symbian este é o pulo do gato1. O preço e as funcionalidades, por ser TIM(minha operadora),fizeram eu em menos de 5 minutos utilizar o cartão de cŕedito e usa-lo.
Chegou ontem, que veio desprovido de cartão de memória, fui até o a loja das americanas da cidade e comprei um Kingston de 2gb por R$39 pela pressa achei que valeu a pena o micro-SD.
Vamos as minhas impressões, ao ligar sem ler o manual comecei o meu tour, e a primeira coisa foi ativar o wifi com sucesso, abri o browser e já fui logo instalando programas como fring(comunicador instantâneo de msg e voz) que foi fácil instalar porém não abria.
Fui para o lado negro da força e bootei no MS WindowsXP instalei o Nokia PC Suite e acessei o micro-SD numa velocidade muito lenta via cabo-usb.

Atualizando o Firmware
Logo notei um ícone para atualização, e vamos lá em menos de uma hora já estava atualizando;
Abre o site da nokia, e manda baixar um tal de 
NSU = Nokia Software Update, comecei a pesquisar e descobri, que este é o atualizador oficial da Nokia.

Product Code
Todo nokia tem um tal de Product Code, que é um código que representa um pais/operadora, o NSU lê este Product Code e lista a atualização disponível para o celular. 
Neste site voce aprende a descobrir o product code e ver as versões disponiveis pro product code cadastrrado em seu celular.
Lendo rapidamente é possível alterar o Product Code para obter atualizações mais recentes para isso deve-se colocar Product Codes de outros paises para entender melhor leia 
este post que aborda a alteração do Product Code através do software NSS = Nemesis Service Suite.
Mas não quis partir para este lado por enquanto, e o NSU me listou a atualização 
2.0633.65.01 a minha era 1.x, pelo que li alterando o Product Code já tem a 3.0633.69.00 e 4.0633.74.00;

Versão 2.0633.65.01

Como eu estava usando softwares oficiais da Nokia, não quis mudar o Product Code e atualizar para 4.x e fiz o que o o NSU listou a 
2.0633.65.01.
Quinze minutos estava atualizado, rebootou perdi todas as confs esqueci do backup, vieram 3 temas a mais 3 lixos, o wifi funcionou mas no geral o Celular ficou mais BEM lento que a versão 1.x que veio de fabrica .

Versão 3.0633.69.00
Lendo mais sobre esta historia de alterar o product code para obter atualizações disponíveis em outras regiões,
descobri este post em um forum, onde é salientado que a versão mais recente para PT-BR é a  2.0633.65.01com o Product Code (0551322), que eu já estava usando, e  para colocar a versão 3.0633.69.00 teria que mudar realmente o Product Code para (0546225) que é do Reino Unido com isso fiquei com o Idioma em PT-pt que por preferência deixei em inglês.
Ficou mais rápido e tirou os logos da TIM e configurações, voltei o Backup e tudo certo.

Versão 4.0633.74.00 Importante É salientado também que a versão 4.0633.74.00 bloqueia a instalação de softwares (hacks) ou seja praticamente anula o celular para essa atualização deve-se alterar o Product Code para Euro-1 (0545446).
Então voce que possue nokia e-65 não atualize pra versão 
4.0633.74.00, mantenha na 3.0633.69.00 Vejam este post de um cara que atualizou e não consegue mais instalar softwares e outros comentário em um blog lusitano.
Ou seja eu não parti para 4.0633.74.00.

Sobre Desbloqueio
Atualizar não desbloqueia o para outras operadoras, as confs da TIM ainda estavam lá na versão 
2.0633.65.01, já com a versão 3.0633.69.00 foram retiradas todas bandeiras e configurações TIM porque o product code que usei Reino Unido deve ser puro sem customização de Operadoras.
Para desbloquear voce deve ter um Box um Kit especifico para este fim, veja 
dicas no forum.

Restaurando Backup
.
Fiz Backup pelo Nokia Suite e restaurei não perdi nada(contatos, confs em geral) nas trocas de versões. Também não perdi os dados do MicroSD nas trocas de versões alguns falam que perdem, eu não tive esse problema.

Instalação de Programas Symbian
Basicamente voce baixa um .sis ou .sisx pelo site, e joga no celular ou executa no windows com o cabo conectado no modo PC Suite, o PC Suite já habilita o instalador do software no celular, dai é só ir instalando.
Os programas Ficam disponíveis no Menu > Instalação.
Para dicas de programas, nesse 
forum tem um monte.
Certificados
Alguns Programas pedem certificados, eu acho que são os .sisx, eu segui uma 
dica simples (Go to Tools -> App. Manager, choose Options -> Settings and set Software installation to All and Online certif. check to Off) que desabilita a verificação de certificado que resolveu meu problema e consegui instalar.

Programas que instalei
Gmail, instalei pelo celular conectado com wifi entrei em http://m.google.com e só fui clicando.
Google Maps, usei o mesmo método do gmail http://m.google.com e só fui clicando interessante onde eu abro ele mostra exatamente onde estou.
Opera Mini, instalei pelo celular conectado com wifi entrei em http://mini.opera.com e só fui clicando.
Fring(msn, skype com suporte skype out,orkut,twitter,gtalk), instalei pelo celular conectado com wifi entrei em http://www.fring.com e só fui clicando, ele come muita memoria, tem que rodar ele praticamente sozinho.
Handy Alarm, Programa indispensável pois o despertador do que vem nele é limitado de mais, Baixei no pc via
4shared, um zip com serial junto e instalei pelo Nokia Pc Suite como falei aqui.
Vimeo TV, segui 
esta dica.

Mp3 player
Com o cartão de 2gb me proporcionaram 400 musicas, o aplicativo é super inferior ao da Sony Walkman porém estou num Symbian posso procurar outros, Outro item a ser mudado é o Fone, que só tem o lado Left isso me deixou puto, economia porca, e você fica preso aos da nokia, por que o conector não é padrão, o da sony não era mais era possível usar outros conectores por que ele tinha um extensão que o transformava em uma saida de fones tradicionais.

Câmera sinceramente nem testei, apesar de não ter mais maquina digital nunca fui fã de câmera de celular, apesar de já estarmos em 2009 ainda não me convenceram, mas é útil em situações adversas que esta sem uma câmera decente.

O pulo do gato do celular é o wifi, usar o skype out pode ser uma alternativa, para mim uma solução para ligações interubanas já que minha namorada é de São Paulo mas dependerei de wifi fazer o que.

Concluindo o e65 é mais lento tem o mesmo processador do e61 e e62 mas é o n95 dos pobres.
Leiam os links que relacionei, pois aprendi tudo neles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário